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  • Foto do escritorVigla Comunicação

Dicas para trabalhar o seu marketing no Instagram.

Atualizado: 4 de ago. de 2020

O Instagram é uma rede social que vem crescendo e já possui mais de 800 milhões de usuários no mundo todo.

Somente no Brasil, são mais de 50 milhões de pessoas conectadas, o que faz de nós, o 2º país com maior número de usuários. É por isso que o Facebook (que é o dono do Instagram) nos prioriza nas atualizações da sua plataforma.


Mas por quê o Instagram faz tanto sucesso? Simples… porque o ser humano responde melhor a estímulos visuais, logo, faz todo sentido uma rede social baseada principalmente em imagens (fotos e vídeos).


Para fazer sucesso no Instagram, é preciso um certo investimento, tanto de tempo, quanto em estrutura. É necessário postar conteúdo com frequência e criar postagens que chamem a atenção do público. Isso gera mais engajamento, fazendo com que as pessoas interajam mais com as suas publicações.



Por que o Instagram é uma boa ferramenta de marketing?



Porque sendo uma #redesocial altamente visual, o Instagram é um ótimo meio para mostrar seus #produtos e #serviços de uma maneira mais ilustrativa. Lembre-se: uma imagem vale mais que mil palavras, então as pessoas preferem ver um exemplo visual prático do que ler um catálogo com dezenas de páginas.


O Instagram dispõe de ferramentas para que as pessoas cliquem nos seus anúncios e comprem o seu produto, logo, uma vez que elas já viram o que você tem a oferecer, entenderam como utilizar e estão interessadas, basta clicar e #comprar. Nesse caso, há alguns procedimentos a serem cumpridos e algumas restrições, dependendo do que você está vendendo… no entanto, se o seu produto se encaixa nas políticas comerciais do Instagram Shopping, basta configurar seu catálogo de produtos e começar a vender.


Outra vantagem de criar #anúncios no Instagram é o de aumentar o #tráfego no seu site. Se você já tem uma loja virtual e quer levar seu público para lá, basta fazer um anúncio "clicável."


Quanto mais #seguidores você tiver, mais seus produtos vão aparecer. É claro que assim como falamos do Facebook no artigo anterior, o algoritmo do Instagram restringe suas exibições a uma porcentagem dos seus seguidores, então a tendência é que eles apareçam mais para as pessoas que interagem com as suas #publicações (curtem ou comentam). Assim, é interessante você postar conteúdos que estimulem esse tipo de interação, como uma enquete, por exemplo.


Geralmente as #conversões de #vendas são maiores entre os seguidores do que entre o público atraído através dos seus anúncios, portanto, é recomendável que você conquiste mais seguidores para obter #resultados comerciais melhores com um custo menor.

MAS ATENÇÃO, não vá sair por aí comprando seguidores por causa disso… a maioria desses seguidores são perfis falsos e dentre os perfis verdadeiros, apenas uma pequena porcentagem corresponderá ao seu público alvo. Então, faça um esforço e atraia um público mais direcionado para o seu #perfil de #negócio. Acredite... vai valer a pena lá na frente!


É muito importante que você conheça muito bem o perfil do seu negócio. Se a sua empresa é uma confecção de lingerie, por exemplo, é muito mais provável que seus seguidores sejam predominantemente do sexo feminino, então tenha isso em mente na hora de criar seus posts e definir o #público dos seus anúncios. Anunciar para o perfil de público errado é jogar dinheiro no lixo!


Planejar as suas postagens é muito importante.


Antes mesmo de abrir o Instagram para postar, saiba exatamente que tipo de reação você pretende gerar com as suas postagens. Então pense bem no texto das suas legendas, na #qualidade das suas fotos e principalmente nas #hashtags que você vai usar. Essas tags ajudam a direcionar suas postagens para o público interessado nelas.


Outros recursos interessantes para atrair a atenção do público é postar stories… conteúdos curtos que contem uma história breve e faça o seu público interagir com ela.


Se o seu #conteúdo for mais complexo, então é o caso de pensar em produzir um vídeo para o IGTV (de 1 a 60 minutos) mostrando detalhes sobre seus produtos e serviços e divulgando os canais para adquirí-los.


Outra estratégia eficaz de obter visibilidade no Instagram é associar sua marca a um parceiro, uma #marca que você revende ou um #influenciador digital que tenha um bom alcance dentro do público que consome os produtos que você comercializa. Então, se você vende roupas para ginástica, pode ser interessante ter parcerias com um #influenciadores que ensinem boas técnicas de exercícios, por exemplo. Mande alguns brindes para eles, mostre seus produtos e veja se eles tem interesse em divulgá-los. Se eles aceitarem, faça um contato de #patrocínio para associar sua marca ao conteúdo deles e mostrar seus produtos para o público que os segue.


Geralmente, isso vai atrair um público maior para o seu perfil e justamente o público filtrado, dentro do seu campo de interesse. Então você conquistará audiência útil, para a qual você poderá vender sem muito esforço, pois eles já consomem o que você vende.



Entendeu agora a diferença entre comprar e conquistar seguidores?



Produzir seu próprio conteúdo é essencial e o #algoritmo do Instagram valoriza isso. Não saia copiando conteúdo de terceiros… isso só vai te queimar. Se você quer um público bem engajado à sua marca, publique fotos e vídeos que contem uma história. Faça seu público se interessar e principalmente interagir com ela. Eis aqui algumas sugestões de conteúdos que geram identificação com o seu público:


a) Publicar fotos e vídeos de pessoas reais usando seus produtos.

Se conseguir publicar testemunhais dessas pessoas dizendo por quê o seu produto ajudou a melhorar a vida delas, melhor ainda.


b) Mostrar como seu produto é feito ou como funciona o processo de separação dos pedidos até o envio para o cliente. As pessoas adoram ver como o produto é feito, como ele é distribuído e o cuidado que a sua equipe tem para embalar e enviar o produto até elas. Esse é o tipo de conteúdo que prende a atenção das pessoas e isso melhora o engajamento das suas publicações.


c) Soluções criativas de uso do seu produto para resolver problemas comuns do dia a dia das pessoas. Está muito na moda o DIY (do inglês Do it yourself) ou Faça você mesmo. As pessoas adoram ver ideias de maneiras criativas para aplicar os produtos que elas compram. Quanto mais conteúdo desse tipo você publicar, mais o seu público vai se interessar pelo que você vende.


d) Imagens que despertem nas pessoas o interesse de interagir.

Pode ser um prato preparado com o seu produto, por exemplo, caso você venda itens de gênero alimentício, ou um ambiente decorado, caso você venda itens de decoração... enfim... acho que você já entendeu, né? A ideia é mostrar o produto aplicado de uma maneira atraente que faça as pessoas terem vontade de fazer algo parecido.



Uma boa opção para atingir públicos mais variados é promover o seu conteúdo.


Experimente #promover uma postagem que você já tinha feito há algum tempo e que tiveram uma boa quantidade de interações entre os seus seguidores. Selecione um perfil de público, caso o seu negócio seja local, ou regional, defina um raio geográfico que você esteja disposto a atender. Invista algo como R$30 ou R$50 nele para aparecer no feed de mais pessoas por uma semana por exemplo e verifique os resultados.


E falando em resultados, tão importante quanto postar é fazer a mensuração do retorno das suas ações para saber o que deu certo e o que não deu.


Reforce o que funcionou e procure corrigir o que não funcionou, assim você vai aprimorando sua estratégia e melhorando seus #resultados semana a semana, até obter um público que gere muitas vendas para a sua marca. Uma forma de realizar essa medição é através de landing pages para onde você pode direcionar o seu público e nelas, colocar um código de acompanhamento do Google Analytics para saber de onde veio o seu público e mensurar o grau de conversões que suas postagens gerou. Isso possibilita uma análise mais precisa do que o Instagram Analytics


Gostou dessas dicas? Continue nos acompanhando que em breve retornaremos com mais conteúdo para você fortalecer sua marca e obter melhores resultados para o seu negócio.


Se quiser um atendimento mais técnico ou contratar uma consultoria especializada para melhorar seu desempenho, entre em contato conosco.


Um grande abraço e até mais!

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