top of page
  • Foto do escritorVigla Comunicação

Já digitalizou o seu negócio?

A crise global ocasionada pela pandemia do coronavirus nos trouxe uma dura constatação: Com duas décadas no século XXI, pouquíssimos negócios ainda estavam preparados para realizar atendimentos não presenciais e esse foi o tsunami que varreu a economia mundial.




Deixemos de lado por um momento as paixões ideológicas e políticas e analisemos friamente os fatos: A revolução digital que teve início ainda na década de 1980 com a popularização dos primeiros computadores pessoais, potencializada pela expansão da internet em meados da década de 1990 e a expansão do mercado mobile com a introdução dos primeiros smartphones no final da década passada nos colocou em um mundo onde já não fazia muito sentido se concentrar em um ambiente físico com todas as limitações burocráticas, logísticas e estruturais. Então por que é que até 90 dias atrás a grande maioria dos negócios ainda não tinha uma presença digital que pudesse substituir tranquilamente o atendimento presencial?


Quando alguém diz que o ser humano é profundamente resistente a mudanças, nós somos obrigados a discordar. Ora, se o uso de smartphones e aplicativos de compras só tem crescido nos últimos anos, não dá para afirmar que as mudanças não estão ocorrendo em um ritmo acelerado. O problema é que os pequenos e médios negócios tem preferido focar no método antigo da venda de balcão e raramente tem se aventurado a desbravar novos mercados com a ajuda da tecnologia e quando o fazem, tentam apenas transferir seus métodos de loja física para o modelo digital, o que pode ser um grande equívoco.


Isso colocou toda uma economia (baseada em pequenos negócios) em uma situação muito arriscada que costumamos comparar com a extinção dos dinossauros no período cretáceo. A pandemia do covid-19 foi como um asteróide que atingiu o planeta e que vai dizimar grande parte dos negócios que não conseguirem se adaptar a essa nova realidade. E essa nova extinção não será culpa da falta de informação. Jamais na história da humanidade tivemos acesso a tanta informação quanto nos últimos anos. Então podemos dizer que o comodismo é mesmo o fator preponderante da falta de digitalização dos pequenos e médios negócios. O "darwinismo econômico" é uma teoria que já vinha ganhando peso há mais de uma década e agora está se provando empiricamente.


Então quer dizer que quem não migrou para o ambiente digital até agora está condenado à extinção? Bom... talvez não... mas a partir de agora, quem não se adaptar, infelizmente não terá muitas chances de sobrevivência.


Os negócios baseados nos gêneros de primeira necessidade (alimentação, vestuário, transporte e saúde) são os que devem se adaptar mais facilmente, mas a concorrência nesses mercados deve aumentar muito nos próximos meses, pois muitas empresas que antes trabalhavam com itens supérfluos devem migrar suas atividades para portos mais seguros a fim de garantirem a sua existência. Os próximos mercados a se recuperar serão os setores da educação, da construção, e da tecnologia. Esses, devem passar também por profundas transformações para se adequarem a essas mudanças inevitáveis do mercado. Quem tiver mais ousadia e competência segue adiante... quem não estiver disposto a se modernizar, fica no meio do caminho. E assim o mundo irá se reorganizando de uma forma nunca antes testemunhada pela nossa geração.


Se você (ou sua empresa) se identificou um pouco com o cenário que acabamos de descrever, saiba que nada do que dissemos até agora, foi para te desanimar, mas para dizer que ainda há uma chance de escapar desse naufrágio, se não ileso, talvez com algumas poucas escoriações. O primeiro passo para isso é começar a pensar em uma estratégia de migração para o ambiente digital. Aprender a atender seus clientes de maneira remota e prestar um serviço de excelência para se tornar a nova referência do seu setor para esses consumidores. Você acha que consegue fazer isso? Se a resposta foi "SIM!" ou "ACHO QUE SIM!" nossa equipe ficará muito feliz em lhe oferecer as orientações necessárias para colocar sua empresa no mundo digital e começar a obter os melhores resultados com um orçamento dentro da sua realidade.


Entre em contato com conosco e vamos juntos desbravar esse novo mundo que está se formando. Podemos ajudar com as ferramentas que você precisa para manter seu negócio forte e saudável!

sombra-2.png
vigla.png
bottom of page