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  • Foto do escritorVigla Comunicação

Montando uma estratégia de SEO:

No artigo anterior, abordei os principais fatores que permitem que o seu site alcance um bom posicionamento orgânico nos sites de busca, gastando nada ou quase nada. Hoje falarei um pouco sobre algumas estratégias eficazes que proporcionam melhores resultados baseados nos fatores que citei anteriormente. Se você ainda não leu o artigo, recomendo que clique aqui e acesse antes de continuar.



Seguindo em frente agora, aqui vão algumas dicas de como potencializar a exposição do seu site e atingir índices de tráfego (e consequentemente de vendas) melhores.


O primeiro passo para começar é PLANEJAR:

Saber onde você quer chegar já é um excelente ponto de partida para definir suas estratégias e ações para efetivamente atingir suas metas. Se o seu negócio é baseado em e-commerce, pense em maneiras criativas de aplicar o processo de compra de modo a torná-lo o mais prazeroso e atrativo possível. Não crie dificuldades, crie soluções. Se for uma loja física, procure criar um departamento de relacionamento online, para que seus clientes (ou possíveis clientes) possam tirar dúvidas. Esse departamento pose der passivo (somente responder o que lhe é demandado) ou ativo (aproveitar a manifestação de interesse para oferecer outros produtos que o cliente provavelmente não tenha considerado). Na prática, planejar é saber identificar as oportunidades e as maneiras de explorá-las a favor do seu negócio. Ter um plano de ação bem definido vai te poupar muito tempo e recursos na hora de implementar suas estratégias e obter resultados muito melhores.


Monitorar a concorrência é sempre uma boa ideia.

Você deve sempre analisar com atenção o que seus concorrentes estão fazendo, ver onde eles estão acertando e principalmente onde eles estão errando, pois esse é o ponto em que você pode focar para se diferenciar deles e obter mais acessos.


O próximo passo, é identificar seu PÚBLICO ALVO.

Ninguém vende “pra todo mundo”… até mesmo as empresas que fabricam produtos mais genéricos sabem qual é o perfil de consumidor que lhes interessa e focam seus esforços de marketing para atingí-los com maior efetividade. Se o seu produto é mais específico, é aí que você deve se esforçar ainda mais para chegar até esse público investindo o mínimo possível. Um ótimo jeito de começar a fazer isso é analisar quem são as pessoas que atualmente compram com você e começar a identificar alguns padrões. Qual a proporção de homens? qual a proporção de mulheres? Qual a faixa etária dessas pessoas? Onde elas vivem? Qual a faixa de renda? Quanto elas costumam gastar? Que tipo de produtos elas mais consomem? Aplicando a Matriz de Pareto, você perceberá que 80% das suas vendas vem de um perfil de público de aproximadamente 20%. Suponhamos que após a sua análise, você descubra que seu público é composto majoritariamente por Mulheres, entre 25 a 45 anos residentes na região de Maringá-PR, com renda mensal superior a R$ 2.500 e que costumam comprar itens de decoração para a casa. Então faz sentido você focar 80% dos seus esforços em comunicar mais para esses 20%, concorda? Nosso SEO então será baseado em ações voltadas principalmente para esse público.


Utilizando as palavras-chave ideais

Com a ajuda de ferramentas como o Keyword Planner (do Google), você chegará às palavras-chave ideais para seu perfil de negócio. Esse planejador considera os históricos de pesquisa realizados pelos usuários baseado no seu perfil e apresentará uma lista das palavras-chave mais buscadas. Essas palavras deverão se repetir o máximo de vezes possível no seu site, de modo que quando as pessoas procurarem por ela, os buscadores entendam que o conteúdo que há no seu site seja relevante para elas e o apresente entre os primeiros resultados das buscas. Existem também palavras com baixo índice de pesquisa mas alta taxa de conversão. Se você conseguir identificar quais são as palavras que funcionam bem para o seu site, vale a pena dar um destaque especial a elas.


Gestão de conteúdo

Analisar constantemente o seu conteúdo de modo a mantê-lo sempre atualizado e atrativo para o seu público é essencial para que cada vez mais pessoas acessem o seu site e descubram coisas interessantes dentro dele. Utilizando o Google Analytics, você saberá quais são as páginas mais acessadas do seu site e poderá criar novos conteúdos baseados nessas páginas, para atrair cada vez mais tráfego. Invista sempre naquilo que estiver dando maior retorno.


Aprimorar a experiência de navegação do usuário.

Tudo o que você puder fazer para tornar a navegação do visitante mais fácil, intuitiva e fluida, mais pessoas vão visitar seu site, mais vezes elas vão voltar e isso vai fazer, não apenas com que você venda mais, mas vai tornar o tráfego do site maior, melhorando seu ranking nos sites de pesquisa. Baseado nessa dica, aqui vão algumas sugestões de como você pode melhorar a experiência do usuário:


Otimize seu código fonte

Ter um site com um código fonte eficiente faz com que ele carregue mais rápido e facilite a vida do visitante, sem falar que os Googlebots dão preferência por sites com código fonte mais limpo. Outro ganho com o tempo de carregamento é que os usuários terão uma experiência de navegação mais agradável e com isso, tendem a voltar mais vezes e a consumir mais.


Otimize seus textos

Não basta repetir as palavras-chave com grande frequência. É necessário que os seus textos sejam claros e façam sentido para o leitor. Textos “Call to action” (aqueles que estimulem o visitante a realizar uma ação específica) também são muito bem vindos nesse momento. Não perca tempo “enchendo linguiça”… seja o mais direto possível e torne a vida das pessoas mais prática. Elas gostam disso!


Tenha um site responsivo

Atualmente, mais de 70% do tráfego realizado nos sites (de uma maneira geral) é realizado através de dispositivos móveis. (celulares e tablets) Ter um site adaptado para esses dispositivos garante uma experiência de navegação mais agradável e provavelmente fará com que você tenha mais visitas e taxas de rejeição muito menores.


Presença digital da marca (sites de parceiros / redes sociais / conteúdo pago)

Participar ativamente das reses sociais é sempre um atrativo no mundo digital. De nada adiante ter uma página no Facebook, um canal do Youtube ou um perfil no Instagram se você faz uma postagem a cada 2 ou 3 meses, não responde os comentários dos seus seguidores e não interagem com eles. É sempre essencial que eles sintam que do outro lado da página existe alguém que está atento às opiniões, dúvidas e sugestões. Esse ambiente também é ideal para você realizar pesquisas rápidas para saber a receptividade de novos produtos ou serviços que você esteja considerando adotar, como um modelo diferenciado de entrega, uma nova modalidade de pagamento, etc. Veicular seu conteúdo em sites de marcas parceiras também é uma ótima estratégia. Isso ajuda a criar backlinks que levem os usuários dessas marcas até o seu site. E quanto maior o número de backlinks, maior a relevância do seu site nos resultados de pesquisa. Você pode ainda investir em conteúdo pago. Nesse caso, é preciso antes de mais nada analisar a qualidade da audiência do seu gerador de conteúdo para se certificar que sejam compatíveis com o seu público alvo. Sites como Google e Facebook disponibilizam ferramentas de avaliação do público para as empresas presentes desses ambientes. Essas avaliações ajudam outros clientes a terem uma ideia do que esperar da sua empresa antes mesmo de terem o primeiro contato com ela. Não negligencie essas avaliações. Fique atento a tudo o que as pessoas postam a seu respeito e se possível, forneça um feedback a elas. Isso demonstra preocupação com a reputação da sua marca. Se o cliente lhe deu uma avaliação positiva, agradeça, diga que está sempre à disposição para ajudá-lo no que for necessário. Se ele fez uma avaliação negativa, procure saber o que aconteceu e de que maneira isso pode ser corrigido. Na maioria das vezes, a pessoa estava apenas tendo um dia ruim e acabou descontanto na sua empresa porque o atendimento demorou mais do que ela esperava ou porque o produto apresentou algum defeito. Nesses casos, é possível reverter essa avaliação prestando um pós-atendimento de qualidade. Surpreender positivamente é sempre uma ótima estratégia de marketing.


E por fim, nunca deixe de monitorar, analisar, aprender e aprimorar suas estratégias.

Lembre-se sempre de acompanhar de perto os resultados das suas ações, verificar a efetividade delas, corrigir se necessário e sempre melhorar o que já está bom. Essa é a receita para que sua marca atinja níveis de fidelização cada vez maiores e capitalizar isso em forma de mais clientes e mais vendas.



Espero que você tenha gostado dessas dicas.

Se tiver dúvidas, entre em contato com nossa equipe e solicite uma consultoria em marketing digital. Voltamos logo com mais dicas para melhorar seus resultados. Um grande abraço e até mais.

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