• Vigla Comunicação

Potencializando resultados no marketing digital.

Toda empresa ou profissional, experiente ou iniciante na comunicação online já deve ter em diversos momentos enfrentado desafios e dúvidas relacionadas a estratégias de divulgação no meio digital. Hoje vamos discutir algumas delas aqui e as várias maneiras de lidar com cada uma.


Marketing digital é uma forma de atingir um público maior com um investimento reduzido através de ferramentas de segmentação, ou seja, que filtrem o seu público de interesse até que você chegue a um perfil de consumidor ideal para o seu produto.


O marketing digital abriu um mundo de possibilidades na divulgação de ideias, produtos e serviços. Inclusive muitos deles tiveram de ser repensados para se adequarem à nova realidade que o mundo online trouxe até nós.


Aplicativos com Uber, iFood, Tinder, entre outros, revolucionaram a maneira como as pessoas realizavam ações físicas de maneira a potencializar os seus resultados de uma maneira mais rápida e eficaz. Mas se você não faz transporte de passageiros, não vende comida por delivery e nem está procurando um(a) namorado(a), talvez esses apps não possam ajudar no seu negócio diretamente. Mas é sempre possível realizar uma comunicação abrangente de forma a atingir o maior número de consumidores possível para o seu produto ou serviço.


O primeiro passo é saber quem é seu público alvo.

Quem tenta agradar a todo mundo, acaba não agradando a ninguém. Não ter um público definido te faz gastar muito esforço e dinheiro sem necessidade. Se você ainda não sabe como identificar o seu target, aqui vão algumas dicas:


Tente se perguntar: "Em quê meu produto beneficia as pessoas?" Que pessoas são essas? Ex.: Se você vende mamadeiras, seu público alvo não são os bebês, são as mães que acabaram de ter seus bebês. É para elas que você deve vender os benefícios do seu produto. Sabendo disso, já temos um ponto de partida para definir esse público: Mulheres, entre 18 e 40 anos. Se você quiser refinar um pouco mais sua filtragem de público, pode dar preferência a mulheres que sejam casadas, pois as chances delas desejarem terem filhos é maior. Por fim, você pode definir ainda qual a região você deseja atender esse público. Ex.: Estado da região Sul e Sudeste. E se o seu produto for de uma linha mais premium, com um valor agregado maior, você pode ainda filtrar por faixa de renda. Nesse caso, a persona (ou público ideal) que o seu produto pretende atingir é: Mulher, entre 18 e 40 anos, casada, que more nas regiões Sul ou Sudeste e que tenham uma renda superior a R$ 4.000.


O próximo passo é saber como chegar até esse público.

Mulheres que desejam ter um bebê, que já estão esperando um bebê ou que acabaram de dar à luz, geralmente costumam assistir a vídeos no Youtube com dicas de cuidados com seus pequenos. Esse pode ser um bom lugar para um anúncio da mamadeira que você está vendendo. Nesse caso, você pode simplesmente colocar um anúncio no Youtube, ou patrocinar uma youtuber que gere conteúdo para o público que você quer atingir. Nesse caso, você pode enviar uma amostra do seu produto e pedir para que ela faça uma avaliação dele. Se ele for de fato tão bom quanto você considera que seja, elas vão falar muito bem, vão promovê-lo por um valor muito acessível e certamente este será um multiplicador poderoso para vender muitas unidades. Você pode deixar um endereço de uma loja virtual e colocar um cupom de desconto para que as pessoas que assistam o vídeo comprem com uma condição especial, um frete grátis, ganhem um brinde, etc.


Ao invés de gastar um caminhão de dinheiro impulsionando um anúncio sem direcionamento, você acaba de realizar uma ação focada no público alvo com um custo reduzido e com um potencial de venda muito maior.


Gostou da ideia? Pratique com o seu produto, faça um teste e depois conte aqui pra nós o resultado. Se precisar de uma ajuda mais específica, você pode entrar em contato com um de nossos especialistas para uma consultoria, clicando aqui.


No próximo post, falarei sobre como você pode preparar sua loja virtual para expandir seu raio de vendas para muito além dos limites físicos regionais sem precisar abrir novas lojas. Acompanhe a gente que vem muita coisa boa por aí! Um grande abraço!

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