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Qual a importância da Jornada do Cliente para a sua empresa?

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Se você, empreendedor, está sempre em busca de melhorias para o seu negócio, com certeza já deve ter ouvido da Jornada do Cliente. Mas você sabe do que se trata e por que ela é tão importante para a sua empresa?

Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre este mapeamento que pode revolucionar o seu negócio.



A Jornada do Cliente trata-se da experiência que um cliente tem ao interagir com uma empresa, produto ou serviço ao longo do tempo. Pode ser representada por um mapa que contém todas as etapas percorridas desde o primeiro contato com a marca até a experiência pós-compra.


Podemos dividi-la nos seguintes estágios:

Conscientização

Nesta fase, o cliente toma conhecimento da existência da empresa, produto ou serviço através de anúncios, recomendações de amigos, pesquisas na internet, entre outros.

Consideração

Após a conscientização, o cliente começa a considerar a opção de adquirir o produto ou serviço. Nessa etapa, ele pode realizar pesquisas mais aprofundadas, comparar alternativas e avaliar os benefícios e custos envolvidos.

Decisão

Aqui, o cliente decide efetuar a compra. Pode ser influenciado por fatores como preço, qualidade, reputação da marca, recomendações, entre outros. Essa etapa também pode envolver a seleção de opções de pagamento e outras decisões logísticas.

Experiência pós-compra

Após a compra, o cliente vivencia a experiência de uso do produto ou serviço. Nesse estágio, a empresa deve garantir que as expectativas do cliente sejam atendidas ou superadas. Um bom suporte ao cliente e ações de fidelização são fundamentais aqui.


O objetivo é criar uma experiência positiva e satisfatória para o cliente, para que ele se torne um defensor da marca, volte a comprar e recomende a empresa para outras pessoas.


Por isto, é importante identificar os momentos ou locais onde o cliente interage com a empresa ao longo da jornada para que ela esteja presente e forneça uma experiência consistente e coerente em cada um deles, garantindo uma jornada mais suave e integrada. Estes pontos de contato entre o cliente e a empresa podem incluir o site da empresa, mídias sociais, anúncios, e-mails, atendimento ao cliente, lojas físicas (se aplicável), embalagens, entre outros.


Além disso, compreender a Jornada do Cliente é fundamental para entender as necessidades, desejos e expectativas dele em cada estágio. Isso ajuda a criar uma estratégia de marketing mais direcionada e personalizada, adaptando as mensagens e as ações de acordo com cada etapa específica, otimizando os processos e aumentando as chances de conversão e fidelização.


O mapeamento também revela oportunidades de melhorias e serve como um guia para alinhar os esforços de todas as equipes internas, permitindo que todos tenham uma visão unificada do processo e trabalhem em conjunto para proporcionar uma experiência mais coerente e integrada ao consumidor.

Viu só, o quão importante é a Jornada do Cliente para múltiplas áreas dentro de uma empresa? Ela influencia diversos procesos e decisões estratégicas diretamente ligadas ao consumidor final e sua decisão de compra e fidelização.


Eleve o seu negócio ao próximo nível! Entre em contato conosco pelo Whatsapp: (19) 3405-7406 ou acesse o site https://www.vigladesign.com.br/ e saiba como podemos mapear a Jornada do Cliente da sua empresa e garantir uma experiência satisfatória aos seus consumidores!

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