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  • Foto do escritorVigla Comunicação

Como anda o timming do seu marketing?

Quando se trata de ações de marketing, mais importante do que saber O QUE fazer, ou COMO fazer, é saber QUANDO fazer.



Dizemos isso, porque é muito comum sermos abordados por clientes que desejam executar determinadas #estratégias que, por não respeitarem a ordem correta de execução, acabam não gerando os resultados esperados.


Normalmente, o cliente acaba de voltar de um desses eventos corporativos onde são mostradas tendências marketing, e na empolgação ou no medo de ficar para trás, tenta replicá-las, mas se esquece de que para que estas tenham sucesso, elas dependem de uma série de processos cruciais que ele ainda não implementou.


Sabemos que, na busca pela sobrevivência do negócio, geralmente essas empresas acabam investindo somente no essencial para a manutenção das suas atividades cotidianas e acabam deixando "para outro momento" as estratégias de longo prazo… e quado finalmente chega esse "outro momento" essas estratégias são aplicadas "no atropelo" e acabam surtindo pouco (ou nenhum) resultado prático, porque requisitos cruciais para a conversão dessas ações em vendas não estão presentes.


No meio do #marketing, chamamos essa atitude de “queimar a largada”, que é quando uma ação que depende de outras anteriores acaba sendo executada primeiro.

É como se você fosse competidor em uma prova de tiro esportivo, desse o tiro para o alto e só depois jogasse o prato para tentar atingir a bala.


Um bom exemplo prático disso, é quando uma indústria começa a divulgar um produto ao público consumidor antes deste chegar aos pontos de venda… isso acaba gerando uma demanda frustrada, pois o público, chegando às lojas, não encontra o produto… ou pior… encontra um produto concorrente similar ao seu e, na falta do produto divulgado, acaba levando o outro. Nesse caso, a empresa não apenas perdeu vendas, como ainda alavancou a demanda do seu concorrente.


Não é raro vermos equívocos como esse acontecendo diariamente…


Imagine um comércio físico regional que ainda não possui um e-commerce operacional, investindo em uma campanha digital em nível nacional… gerando uma avalanche de procura por seus produtos... centenas de ligações semanais... recebendo e-mails... mensagens no WhatsApp… e tendo que respoder a todas essas pessoas somente para informar que ainda não atendem as regiões delas. Mais uma vez, o trabalho e o custo de mobilizar funcionários para realizarem atendimentos que não geram receita devido a uma ação mal planejada pode determinar o fim das atividades de um negócio promissor.


Em muitos desses casos, assustada com a demanda repentina que não é capaz de atender, a empresa acaba nos procurando, querendo implantar um sistema de e-commerce imediato... sem saber que é necessário ter um cadastro organizado de todos os produtos (o que geralmente leva semanas para ser feito)... fotos bem feitas desses produtos, (mostrando os seus detalhes e diferenciais...) uma plataforma confiável (para receber os pedidos de maneira estável...) um gateway de pagamento (com taxas praticáveis e prazos de recebimento razoáveis...) sem falar do sistema logístico, embalagens de envio, equipes operacionais, entre muitos outros detalhes que passaríamos dias citando aqui, até que, finalmente, a empresa desanima e acaba novamente, "deixando para outro momento"... e quando o "outro momento" finalmente chega... bem... vocês entenderam, não é?


Por isso, definir o timming das ações de marketing e respeitar a ordem certa das diferentes etapas do processo é fundamental para determinar o sucesso dos seus esforços e colher os resultados dessas ações no futuro. E começar a "arrumar a casa" e se planejar agora para não ter dores de cabeça quando for implantar suas ações de expansão é a melhor atitude que sua empresa pode ter para garantir um futuro de sucesso e inovação constante.


Sua empresa enfrenta dificuldades no planejamento e execução das ações de marketing? Nossa equipe pode ajudar você nessa tarefa! Somos especialistas em gestão de estratégias, planejamento e execução para gerar os melhores resultados para o seu negócio. Entre em contato conosco e descubra por quê temos os clientes mais satisfeitos.


Fale conosco pelo WhatsApp: (19) 3405-7406 ou pelo e-mail: falecom@vigla.com.br

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