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  • Foto do escritorVigla Comunicação

Planeje o seu ano para obter os melhores resultados

A virada de ano é uma época mágica, onde o ser humano recupera seu ânimo e a sua disposição de fazer mais e melhor, todas as coisas que não foi capaz de realizar nos anos anteriores. É com essa atitude, que as pessoas retomam projetos, definem novas metas e decidem pôr em prática planos que ficaram na gaveta, fosse por falta de tempo, de condições ideais, de recursos, etc.



Assim, nada melhor do que aproveitar esse novo “fôlego” que o ano novo nos dá para tirar do papel e fazer acontecer todas aquelas #ideias que já vínhamos amadurecendo por tanto tempo.


Uma das formas mais eficazes de fazer isso, é ter um #planejamento muito bem definido, antecipando os cenários que estão por vir. E não… não estamos falando de “futurologia”… falamos de reconhecer aquelas ocasiões recorrentes que geralmente só nos damos conta de que algo precisa ser realizado quando elas já estão “em cima” demais para realizar algo bem feito e que poderia gerar melhores #resultados se tivéssemos planejado com mais #antecedência e uma boa #estratégia.


Na área do #marketing, definimos essa ocasiões como AÇÕES SAZONAIS, que são aqueles acontecimentos em que todo o setor #comercial, #industrial, #varejista, #consumidor, se movem para uma mesma direção. Quem não está preparado para sair na frente, acaba “preso no engarrafamento” das ações comuns e dificilmente se destaca da multidão.



Então, preparamos aqui, algumas dicas para que o seu planejamento aconteça e seja executado com mais estratégia e eficácia.


1) SAIBA QUEM É O SEU PÚBLICO

Você sabe quem são seus clientes? Quem compra de você? O quê compra? Com que frequência? Por quê deixam de comprar? Onde mais compram?

Todas essas questões são importantes para que você tenha uma #previsibilidade de #demanda, uma adequação das expectativas de #consumo e um perfil bem definido de como você pode abordar seus #clientes para que eles passem a #consumir mais, ou com maior frequência, ou que prefiram o seu estabelecimento do que ao seu concorrente… Entender as #expectativas do seu consumidor é o passo fundamental para saber como aumentar o ticket médio ANTES de pensar em aumentar a sua carteira de clientes. Dessa forma, você aumenta o seu #faturamento com menor esforço e fideliza quem já compra compra de você.

2) MANTENHA UM CANAL DE CONTATO EFICAZ

Mais importante do que conhecer o seu cliente é garantir que vocês estejam em #contato permanente… de forma que eles consigam falar com você e, principalmente, que você consiga falar com eles. Para isso, é essencial definir os #canais de contato mais favoráveis a essas ações… telefone? e-mail? aplicativos de mensagens? um app próprio do seu negócio? redes sociais? É recomendável que você identifique quais os canais mais #eficazes para a sua atividade e disponibilize todos aqueles em que seu público lhe procure frequentemente. MAS ATENÇÃO: É extremamente importante ter uma pessoa (ou equipe) disponível em tempo integral para atendimento, pelo período em que o seu negócio estiver operando. Se for um negócio #online, você deve manter ativa uma estrutura que permita um #atendimento o mais imediato possível, para que o seu cliente não se sinta desamparado e para que você não perca #vendas. Também é importante entrar em contato com o seu público, mesmo quando ele nem espera. Demonstrar preocupação com a #satisfação do consumidor ajuda a fortalecer a percepção de #confiabilidade do seu negócio. Um pós-venda ativo gera uma imagem #positiva e #fideliza o seu cliente. Contatos que partem de você, também são muito importantes para comunicar #lançamentos, #novidades, #ofertas, #promoções, #oportunidades especiais, etc… e isso ajuda a aumentar as suas vendas. Não se esqueça do seu cliente e seu cliente não se esquecerá de você.

3) TER UM CALENDÁRIO DE DATAS RELEVANTES PARA O SEU SETOR.

Suponhamos que você atue no setor de restaurantes e precise saber as datas com maior potencial de lucratividade.

Identifique as datas comemorativas, quando os estabelecimentos do seu ramo recebem um aumento significativo de demanda… isso permite que você dimensione sua equipe para aumentar o atendimento nessas datas, mesmo que você precise recorrer a mão de obra temporária… mas isso SEMPRE precisa ser feito com #antecedência… Defina os melhores horários de atendimento, prepare-se para esses horários de forma que eles tenham a maior eficiência possível nos atendimentos… tenha um sistema de reservas eficaz… proporcione a melhor experiência possível para seus clientes.


Defina quais serão as ações promocionais que você realizará nessas datas… e por ações promocionais, NÃO estamos falando necessariamente de reduzir o preço… ao invés disso, tente agregar um “mimo” que faça seus clientes preferirem ir ao seu estabelecimento… ex.: “Promoção Dia dos Namorados… Fazendo a sua reserva para duas pessoas até 11/06, a sobremesa é por nossa conta!” isso garante uma maior #previsibilidade na #demanda e uma ociosidade de atendimento reduzida.


Mas não deixe a #comunicação para a última hora… o ideal é começar a divulgar ações promocionais com pelo menos 20 dias de antecedência… dessa forma, você condiciona seu público a também se preparar e o público que você atrairá será aquele disposto a ter uma boa experiência de consumo e não aquelas pessoas que foram pegas “no susto” e tem um nível de consumo abaixo da média.


4) FAÇA PESQUISAS DE SATISFAÇÃO COM SEU PÚBLICO.

Saber o grau de #satisfação do seu consumidor é fundamental para oferecer #produtos e #serviços de #excelência. Quando seu cliente não encontra o que busca no seu estabelecimento e simplesmente vai embora sem que você sequer saiba o porquê, você deixou passar a oportunidade de melhorar o seu atendimento e reduziu as chances dele voltar a comprar de você no futuro. Uma boa forma de obter feedback rápido do seu cliente é direcionando-o para o seu perfil do #Google Meu Negócio (que agora funciona dentro do Google Maps)… espalhe pelo seu estabelecimento, cartazes com um QR Code que direcionem o cliente para o seu perfil e peça para que ele avalie o seu estabelecimento. Você também pode divulgar esse link nas suas redes sociais e pedir para que as pessoas entrem e façam a avaliação.

5) TRABALHE COM VALE-PRESENTE E CUPONS DE DESCONTO

Oferecer aos seus clientes #cupons de desconto após eles realizarem uma compra de um #valor expressivo com você, é uma forma de reconhecer a importância deles e mostrar que você está atento às atividades comerciais do seu estabelecimento. Ao receber um cupom com um valor ou porcentagem que seja interessante para o consumidor, é grande a tendência dele utilizá-lo numa compra futura e, desse modo, aumentar a frequência de compras no seu estabelecimento. Uma boa estratégia para aumentar a taxa de conversão desses cupons é colocar uma data de expiração. Assim, a compra deverá ser realizada logo, para que o cliente não perca o benefício. Já o #valepresente, é uma forma de tornar o seu cliente um agente #multiplicador do seu negócio, uma vez que as chances dele presentear alguém que ainda não é seu cliente são grandes e se a experiência de compra for positiva, as chances dessa pessoa se tornar um consumidor frequente também são grandes.


E aí? vai aproveitar o entusiasmo do início de ano para pôr em prática essas ações? Não precisa fazer tudo de uma vez, o importante é começar e verificar os resultados de cada uma delas isoladamente... assim, você vai ganhando confiança em executar as próximas e vai pouco a pouco, aumentando as suas vendas, aproveitando ao máximo o potencial do seu negócio para crescer consistentemente.

Tem dúvidas ou dificuldades de implementar essas ações no seu negócio? Conte com a nossa equipe para transformar os seus projetos em resultados, aplicando estratégias vencedoras que irão levá-lo ao sucesso! Entre em contato por WhatsApp: (19) 3405-7406 ou pelo e-mail: falecom@vigla.com.br

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