top of page
  • Foto do escritorVigla Comunicação

Por que grandes marcas anunciam todos os dias?

Já reparou que marcas famosas como Coca Cola, McDonalds, Apple, Nike, Amazon, Microsoft, Toyota, Disney… estão sempre na mídia, mesmo já tendo seus nomes consolidados no mercado, faturando bilhões e bilhões anualmente? Por quê?


[ALERTA DE SPOILER] Porque elas querem continuar grandes, e a única maneira disso acontecer é manterem-se relevantes na cabeça do consumidor.


A descentralização da mídia obrigou as marcas a repensarem suas estratégias de marketing e, mesmo que você não se dê conta, é bombardeado por conteúdo patrocinado todos os dias, cada vez que pega seu smartphone nas mãos, ou sai pela rua, ou anda no shopping, ou simplesmente, entra numa lanchonete para comer um salgado ou um sanduíche… você verá peças e mais peças de publicidade por onde você for… sejam num outdoor (ou painel de LED)… seja num cartaz pregado numa parede, seja numa página do cardápio do restaurante que você frequenta ou até mesmo no papel que forra a mesa sob o seu prato… a publicidade está sempre ali… nem sempre tão sutil quanto a gente espera que esteja, mas a essa altura, já não importa mais.


A competitividade entre as marcas tornou o campo da publicidade numa nova corrida do ouro… onde quem é visto primeiro, ou visto com mais frequência fica com o tesouro, que é a preferência do consumidor.


Nesse ponto, ter um ótimo produto já não basta… uma boa marca, com um bom produto pode simplesmente desaparecer ou ser engolida por outras que nem possuem produtos tão bons assim, mas acabam conquistando um espaço maior porque estão presentes o tempo todo na cabeça do consumidor.


SAD, BUT TRUE.


A gente pode até discordar das práticas, pode até desejar que não seja assim… mas isso não vai mudar o fato de que é assim. E infelizmente, uma boa empresa, com uma boa marca e bons produtos precisa estar presente no imaginário popular o tempo todo, para alcançar a relevância que deseja e obter uma base de clientes que, não apenas ajude a pagar as contas, mas que proporcione um crescimento sólido e sustentável ao longo dos anos, pois a tendência daqui pra frente, é que apenas os mais aptos prosperem. (Darwinismo mercadológico)


Não é novidade para ninguém que patrocinar conteúdo orgânico tem sido a principal estratégia das grandes marcas para estarem o tempo todo “na boca do povo”… aquela camiseta que o seu youtuber favorito está usando… aquele boné… aquela bolsa ou mochila que eles elogiam tanto e já dão o link de onde comprar… nada disso é por acaso… é tudo Business…


As grandes marcas já sabem disso há muito tempo e possuem departamentos inteiros dedicados exclusivamente a fornecer material a esses criadores de conteúdo, seja para avaliação, seja para sorteios, seja para falarem bem ou mostrarem as vantagens dos seus produtos. Tudo é válido para conquistar visibilidade.

Esse é o marketing do novo milênio, que acaba dando maior destaque às marcas e alavancam vendas de uma forma que outdoor nenhum no universo é capaz de proporcionar.


Pegar carona na credibilidade de um “digital influencer” é a estratégia que as marcas mais famosas tem adotado para ganharem engajamento perante o público consumidor, mas é algo que está ao alcance de negócios de qualquer tamanho… QUALQUER TAMANHO MESMO!


É possível chegar a resultados semelhantes aos que essas marcas atingem, com investimentos relativamente baixos, com estratégias bem definidas e um bom planejamento de marketing. Mas para isso, é necessário selecionar muito bem os influenciadores que irão falar da sua marca... não basta seu um(a) amigo(a) bloqueiro(a)... não basta ser famoso... não basta ter milhares de seguidores... é preciso fazer uma análise de perfil estratégico para aber, entre outras coisas, se eles possuem uma boa reputação... se eles tem credibilidade... se eles falam sobre produtos ou serviços semelhantes aos seus... se eles tem um bom alcance dentro do seu público de interesse... se o conteúdo que eles produzem tem qualidade e boa aceitação... Tudo isso precisa ser levado em conta.


Para saber como promover seus produtos ou serviços com a mesma eficácia das grandes marcas, entre em contato com a Vigla Comunicação e Design. Nossa equipe especializada em planejamento estratégico e desenvolvimento de conteúdo encontrará as soluções ideais para dar mais visibilidade ao seu negócio e aumentar muito seus resultados comerciais. Fale conosco pelo WhatsApp: (19) 3405.7406 e conheça tudo o que podemos fazer por sua empresa.

sombra-2.png
vigla.png
bottom of page